sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Lupiciniando

 No meu modesto conhecimento de música, Lupi – como era carinhosamente chamado Lupicínio Rodrigues – é o maior compositor gaúcho de todos os tempos e esta entre os melhores do Brasil, assim como Elis Regina é uma das melhores cantoras de todos os tempos. Podem me chamar de bairrista, mas valorizo meu estado, nossa cultura e tradições. Sou gaúcho tchê!


Assim como Lupicínio Rodrigues, sempre gostei de rodas de samba, do samba de raiz, do samba negro e, principalmente, da dor-de-cotovelo, do amor exagerado, sofrido, rasgado, gêneros que Lupi, com a mestria dos grandes poetas, exaltou em suas canções. Nelas, relatos confessionais e pessoais de suas alegrias, sonhos, dores e desencantos, adentrando, com a precisão de um bisturi, os mistérios do amor, da alma e do coração.


A primeira canção do “Rei da Dor-de-Cotovelo” (1914-1974) foi escrita aos 14 anos e chamava-se “Carnaval”. Esta foi encomendada pelo cordão ”Os Prediletos” que era oriundo da antiga Colônia Africana. Mas, o sucesso chegou em 1938, com o samba “Se acaso você chegasse , gravado por Cyro Gomes e, posteriormente, Elza Soares. Depois, vieram outros como “Nervos de aço”, “Esses moços”, “Quem há de dizer”, “Cadeira Vazia”, “Maria Rosa”, “Nunca”, “Vingança”, “Felicidade”, “Ela disse-me assim”, ....


O que poucos sabem é que o “Hino do Grêmio” foi composto por Lupi, em 1952. Além do hino do time gaúcho, o poeta compôs verdadeiros relicários musicais que atravessam gerações até hoje. Suas canções são perfeitas companhias para uma mesa de bar, pois relatam justamente isso: amores de bar, da boêmia. Sua música é um mosaico de vinganças, traições, encontros, abandonos e, principalmente,  amores.


O boêmio Lupi, que amava as mulheres e a noite, era um homem da noite de segunda a sexta, e um pai de família nos finais de semana. Sofria por amor como poucos, talvez como eu, como você que esta lendo esta crônica. Afinal, poucos conhecem Lupicínio Rodrigues, suas canções e obras.


Somente os amantes da boêmia e dor mal de amor, apreciam Lupi. E você, conhece alguma canção de Lupicínio, já chorou na mesa de bar tendo ao fundo as canções de Lupi? - JK




Nenhum comentário:

Postar um comentário