sábado, 9 de dezembro de 2023

Aniversário chegando!

 Estou impressionado com a rapidez que as horas, os dias, os anos estão passando. Há pouco tinha 18 anos. Quando me deparei comigo mesmo, já estava com 30 anos. Daqui a 10 dias literalmente estarei na fase do “enta”, do  cinquentão, sessentão,... E o pior, me sinto como um meninão, como se tivesse, no máximo, 40 anos.


  Olhando um pouco mais para trás, vejo o quanto meus sobrinhos cresceram. A Fernanda, que vi nascer, ajudei a cuidar, já está com mais de 30 anos. Parece que foi ontem que eu corria para as Americanas, em Porto Alegre, atrás de brinquedos e bonecas, principalmente, da Xuxa. Hoje casada e uma excelente profissional biomética


  O mesmo acontece com o Rodolfo. O guri apaixonado por Legos e pelos filmes da Pixar, hoje adora maratonar mini-séries televisivas, navegar na internet e devorar livros. E o pior, eu também! O menino é um crânio. Sabedoria invejável e um engenheiro que admiro muito.


  Minha mãe mesmo, que até então não parecia envelhecer, fiquei assustado quando ela disse que já iria fazer 837 anos em 2024. Para mim, o tempo não passou para ela. Ela continua linda e jovem. Notei que os anos passaram de tanto ela reclamar de dor nos braços e em outros lugares. Todos os dias surge uma dor nova. Até então, para mim, ela era uma jovem senhora. Imaginem como eu vou ficar: Jean das Dores. Risos.


  Meu pai, parece que foi ontem que ele partiu, mas já faz 21 anos que ele faleceu. Sou capaz ainda de sentir o seu cheiro dele no meu quarto ou quando entro no meu apartamento. Ainda sinto-o tão presente. Em Finados, quando fui conversar com ele, em São Marcos, no cemitério, ainda não acreditava que seu corpo estava lá. Tenho sempre a impressão de que, quando menos espero, vou encontrar com ele em casa ao chegar.


  Eu mesmo, to com um barrigão indecente, os cabelos estão ficando ralos e brancos. E, os pelos das pernas começaram a cair, todos! Pode? Só posso dizer que o tempo não para e a idade não vem sozinha. E, deixa vir! É preciso saber envelhecer e aceitar-se! Até agora, estou conviendo muito bem com meus quase 56 anos que estão chegando junto com o Natal e Ano Novo. - JK




Nenhum comentário:

Postar um comentário