domingo, 31 de janeiro de 2010

Velório avesso


  A vida é recheada de fatos engraçados, atropelos. Talvez um fato que mais tenha me marcado aconteceu em uma situação um quanto inusitada.

  A mãe de uma amiga havia morrido. Ficamos sabendo disso ao sair do Incitatus, uma boate de Caxias do Sul, isso por volta das 6h nos saudosos anos 80. Como bons amigos que éramos eu Andréa e Christiane, resolvemos sair da boate e irmos direto ao velório. Só que já estávamos para lá de Badgá, pois, pra variar, havíamos tomado todas. De quebra, o velho moderador de apetite para dar mais energia.

  Lá fomos os três para o velório nas capelas mortuárias do Pompéia. Lá chegando, Andréa e Chris entraram. Eu fiquei fumando um cigarro. Depois, fui comprar umas balinhas para purificar o hálito.

  Entrando na sala, fui direto ao espaço reservado aos familiares. Dei os pêsames a todos, tomei café, conversamos sobre a causa da morte, falamos da família e, principalmente, de agricultura. Isso que eu não entendo nada de agricultura. Já Lissandra, tinha ido para casa tomar banho e trocar de roupa.

  Enquanto Lissandra não voltava, resolvi sentar com os familiares em volta do caixão. Lá rezei o terço com um grupo de senhoras. Passado mais de uma hora, estranhei que Lissandra não ter voltado tampouco ter visto a Andréia e a Nani no velório. Pensei comigo mesmo? Aonde será que elas estão. Nisso, uma senhora resolveu arrumar umas flores junto aos pés da falecida. Resolvi ajudar, mas, para meu espanto, olhando bem o morto, descobri que o mesmo era homem, que havia entrada na capela errada. São três capelas, uma do lado da outra. Resultado, de nervoso, me deu um ataque de risos. Tive que sair rapidinho do local para não fazer fiasco.

  Passado o ataque de risos, entrei na segunda capela e nada das gurias. Não é que o velório estava acontecendo justamente na capela três. Lá entrando, fui finalmente abraçar a Lissandra. Já as gurias, estavam preocupadas comigo, pois havia sumido há mais de duas horas. Fomos lá fora e contei o que aconteceu. Recordo que nós quatro sentamos no meio fio e caímos nas gargalhadas. Por um momento, esquecemos da tristeza deixando a alegria tomar conta.

  Até hoje conto esta estória, e sempre que relato caio nas gargalhadas. O que faz o álcool e as drogas. Mas, uma coisa aprendi: sair de festas direto para velório, nunca mais, ainda mais depois de ter bebido todas.

2 comentários:

  1. Jean,tô que não me aguento de tanto rir,rs.

    Eu tbm ja passei por micos assim,rs.

    Bjsss.

    ResponderExcluir
  2. Meoooo Deus!!! E eu q achei q tinha pago o maior mico do mundo rsrsrsr fui no velório do pai de uma amiga e cumprimentei a todos. Qdo cheguei na viúva, inventei de falar mais q a boca, consolando e tals...me dei mto mal pois qdo me dei conta já tinha dito "felicidades e tudo de bom pra senhora" putzzzz quase morri de vergonha. Até hj minha amiga lembra disso e tira onda da minha cara...tá doido!
    Hj em dia qdo realmente é necessário que eu vá a um velório me limito a dizer num tom solene: "meus pêsames" e nada mais..rsrs

    ResponderExcluir