sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A dor de uma saudade


  É nestas horas, soltas, vazias, entre um pensamento em outro, que bate a saudade. Uma dor apertada lá no fundo do peito. Difícil de ser descrita, mas que faz parte da rotina de todos.

  Primeira pessoa que vem a mente é meu pai. Mais de oito anos se passaram, mas, parece que foi ontem. A dor não cicatriza. Ainda me lembro dele chegando em casa me chamando ou assoviando “fio”.
Tivemos muitas brigas, muitos atritos, mas, o amor foi maior, tenho certeza. Me arrependo de não ter dito mais vezes “eu te amo paizão”, ou de ter, na hora da raiva, ter extravasado com frases impensáveis e inconsequentes. Perdão pai!

  Saudade também dos tios e amigos que já partiram de forma trágica, inesperada. Faltou um último abraço, um beijo, expressar realmente o quanto eles eram importantes. Guardo, com carinho, algumas poucas fotos. E, na memória, um tempo fantástico que não volta mais.

  Saudade também dos ex-amores. Cada um, uma marca ficou, uma espécie de assinatura pessoal e intransferível. Os momentos ruins foram deletados, apenas os bons estão perpetuados.

  Ouso dizer que sou muito nostálgico, por consequência, tenho saudades de quase tudo, de amores a coisas materiais. Esta semana mesmo, ao assistir Enquanto você não chega, com Richard Gere, solucei na sala de cinema ao conhecer a vida de Hachiko, um filhote de cachorro da raça Akita. É encantador presenciar os laços de amizade e lealdade entre o cão e o seu dono.

  O filme trouxe de volta uma velha pergunta que me acompanha há anos: será que quando chegar nosso dia seremos recebidos por todas as pessoas que amamos? Será que iremos realmente nos reencontrar? Se alguém souber a resposta, por favor, me esclareça.



  * Dalton, Geralcina, Ione, Sadi, Earle, Davi, Beti, Herondina, que falta vocês fazem. Aí do céu, iluminem nossos caminhos.

5 comentários:

  1. " Os momentos ruins foram deletados, apenas os bons estão perpetuados."

    Essa foi a escolhida!!!

    gostei muito de ler hoje, acalmou o meu coração!!!

    BeijaoZÃOOOO!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo,lindo,lindo.

    Lendo hj esse texto,lembrei da perda recente de meu pai,muitos atritos,muitas brigas,anos de separação,uma dor insuportável.

    Tivemos 19 dias de aproximação antes de sua partida,graças a Deus pude dizer o quanto eu o amava,passou um filme em minha mente.

    É triste a perda.

    Parabéns lindão.

    ResponderExcluir
  3. Primo querido!
    Quanta ternura nas tuas palavras... quanto sentimento em seu coração!!!!
    Que sensibilidade e capacidade de "sentir", no verdadeiro sentido da palavra...
    Adorei este teu blog... como vc escreve com o coração...e como eu me identifico com cada palavra que vc escreve...
    Te amo, meu primo! e te admiro cada dia mais!
    Um beijo bem, mas beeeeeem carinhoso e cheio de saudade...
    Nina Rosa

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 19 de janeiro de 2010 09:00
    marilise disse...
    JEAN, AMO ESTA TUA FORMA DE TE EXPRESSAR...
    AMO LER TUDO O QUE TE PROVÊM DA ALMA!
    É APAIXONANTE, ACREDITE!!!
    MEU QUERIDO, QUANTO A TUA INDAGAÇÃO: será que quando chegar nosso dia seremos recebidos por todas as pessoas que amamos?
    SIM, JEAN, DE FATO, O RECÉM DESENCARNADO É RECEBIDO POR UM DE SEUS FAMILIARES.
    Será que iremos realmente nos reencontrar?
    O REENCONTRO SE TORNA NECESSÁRIO, POIS QUE O MUNDO ESPIRITUAL É A NOSSA VERDADEIRA PÁTRIA ESPIRITUAL.
    O MUNDO TERRENO É APENAS A NOSSA CASA PROVISÓRIA PARA O REAJUSTE NA CARNE OU MATÉRIA, ATÉ PORQUE, FINDADA A JORNADA TERRENA, HÁ UMA SÉRIE DE ETAPAS, CONFORME O ARREPENDIMENTO E A RETIFICAÇÃO DO RECÉM DESENCARNADO.
    DIANTE DA SUA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL, ADQUIRIDA NA TERRA, ELE AO DESENCARNAR, TENDO MERECIMENTO, SERÁ SIM, RECEBIDO POR UM FAMILIAR.
    DO CONTRÁRIO, SEUS PECADOS O ENCONTRARÃO... SENDO QUE A FINAL, É JUSTAMENTE O REENCONTRO PARA O MAIOR ENTENDIMENTO E ESCLARECIMENTO DE TODOS OS ESPÍRITOS QUE, ENQUANTO ENCARNADOS, NÃO COMPREENDERAM AS RAZÕES DOS FATOS TERRENOS VIVIDOS, OS LAÇOS ASSOCIADOS ÀS VIDAS PREGRESSAS COM CADA MEMBRO DA FAMÍLIA, QUE APENAS TINHAM COMO OBJETIVO NESTA ÚLTIMA ENCARNAÇÃO, A “RECONCILIAÇÃO”.
    NOUTROS CASOS A RAZÃO É DAR CONTINUIDADE, ASSESSORAMENTO A PROGRESSÃO NA EVOLUÇÃO DE DETERMINADO (OS) ESPÍRITOS, QUAIS SEJAM: MARIDO/ESPOSA OU O INVERSO, PAIS COM OS FILHOS.
    NORMALMENTE OS PAIS OU TÊEM COMO MISSÃO RECEBEREM COMO FILHOS, JUSTAMENTE OS ESPÍRITOS, QUE EM EXISTÊNCIA ANTERIOR DE UM MODO OU OUTRO OS PREJUDICARAM, OU AINDA, QUANDO JÁ RECONCILIADOS, VOLTAM NOUTRA EXISTÊNCIA, FORMANDO UMA FAMÍLIA HARMONIOSA, A FIM DE DAR CONTINUIDADE A MISSÃO EVOLUTIVA DE AMBOS, INCLUINDO AQUI, OS FUTUROS GENROS, NORAS E NETOS, PRIMOS (AS, ETC.
    ENTENDA QUE NESTA CADEIA FAMILIAR, (PAIS E FILHOS), MAIS, GENROS E NORAS, CUNHADOS (AS) E PRIMOS (AS), POSSUEM UMA LIGAÇÃO AGRADÁVEL OU NÃO, PROVINDAS DE EXISTÊNCIA ANTERIOR.
    AS MAIS URGENTES, GANHAM PRIORIDADE DE RETIFICAÇÃO, ATRAVÉS DO VEÍCULO DA REENCARNAÇÃO ENTRE OS ESPÍRITOS FALTOSOS, RETIFICAÇÃO ESTA, REALIZADA ATRAVÉS DA MATÉRIA (NASCIMENTO).
    JEAN, PROCURE "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" ALLAN KARDEC. AQUI TERÁS TODAS AS RESPOSTAS PARA AS TUAS INDAGAÇÕES. AQUI TAMBÉM ENTENDERÁS SOBRE O ESPÍRITO DA CRIANÇA ESQUARTEJADA EM POA, A QUAL MENCIONAS NO BLOG.

    CENTRO ESPÍRITAAQUI NA PINHEIRO MACHADO, "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO" OU LIVRARIAS (MANECO E OUTRAS Q TRABALHEM COM OBRAS ESPÍRITAS) NO COLECIONADOR (LIVROS USADOS).
    MEU QUERIDO, POR HORA, MEU GRANDE E AFETUOSO ABRAÇO DE URSO!!!
    BEIJO NO TEU CORAÇÃO!
    NÃO TE ESQUEÇAS:
    "LOVE NEVER DIES"!
    TUDO O QUE SEPARA É A "DIMENSÃO", JAMAIS O "SENTIMENTO" DAQUELE QUE RETORNOU A SUA PÁTRIA!

    ResponderExcluir