domingo, 14 de julho de 2019

Sonhos


Existem poucas certezas na vida e uma delas é que todas pessoas sonham. Aliás, raramente me lembro dos meus sonhos e quando lembro, é quase impossível compreendera sua totalidade, a dimensão e o que eles querem dizer.

Se entendêssemos o significado de nossos sonhos, muita coisa mudaria em nossas vidas e outras poderiam ser evitadas. Talvez evoluíssemos como indivíduos e o mundo fosse um pouco melhor.

Mas, qual é o significado dos sonhos? Segundo o pai da psicanalise, Sigmund Freud, sonhos são manifestações dos nossos desejos, dos nossos medos, dos nossos anseios, das nossas angústias e de nossos sentimentos. E, segundo o mestre alemão, a interpretação nos permite entender a complexidade do ser humano.

Já o misticismo tradicional também vê os sonhos como presságios onde são definidos acontecimentos ou até a possibilidade de prever o futuro. E, aqui, a diversidade de interpretação é gigantesca. E, vou mais além: alguns estudiosos dizem que nos comunicamos com os espíritos através de nossos sonhos.

Esta semana sonhei com um amigo que não vejo há quatro meses. Sonhei que ao retornar das férias, ele foi demitido da financiadora que trabalhava. Preocupado, encaminhei um whats para saber como ele estava. Tudo bem, curtindo os últimos dias das férias no Paraná. De saúde, tudo bem! Agora me questiono se ele realmente será demitido esta semana quando retornar ao banco. E, aguardar para saber o que meu sonho quis me dizer! – JK – 14.07.19


Nenhum comentário:

Postar um comentário