sábado, 29 de julho de 2023

Gestor e funcionários!

 Uma das principais características de um bom gestor deve ser a capacidade de se automotivar e consequentemente, manter sempre motivado, seus colaboradores e funcionários. Essa capacidade de se motivar talvez seja a razão de existirem ainda tantos chefes e tão poucos líderes.


Um bom gestor sabe o quanto é importante manter sua equipe unida e feliz. Ele sabe que seus colaboradores estando felizes, irão produzir mais e melhor. Nem sempre uma boa remuneração é o fator principal, embora seja importante. Na maior parte das empresas falta motivação para os funcionários e isso cabe ao gestor liderar sua equipe.

Um bom gestor ou líder sabe transmitir suas ideias e fazer com que suas ideias se transformem em confiança e produtividade.
Uma das principais características do bom gestor é sua objetividade, conseguir passar tudo que é necessário de modo direto, simples e que facilite o entendimento, sempre com educação e simpatia. E, é claro, na medida do possível, fazer com que sua equipe se faça presente participando dos problemas e auxiliando nas decisões a serem tomadas. Além de estarem cientes dos problemas, eles irão se sentir mais importantes e valorizados. Sem contar que um bom gesto sabe ouvir sua equipe. E uma das ferramentas mais interessantes para que isso funcione é o feedback, que nada mais é um diálogo entre gestor e colabores, onde é avaliado aquilo que aprenderam, executaram ou deixaram de fazer.

Com esta atitude, com certeza, o ambiente de trabalho será sempre bom. Afinal, as empresas esquecem que o fator humano vem em primeiro lugar, pois deles vem a produção, lucratividade de uma boa empresa. Os números são consequência de um bom gestor e de um profissional feliz e satisfeito com seu emprego.
É bem mais fácil transferir a culpa pelo mau desempenho de sua empresa para seus colabores ou na crise que o país atravessa.

Com isso, várias empresas perdem grandes colaboradores, excelentes profissionais para concorres maiores e mais conhecidos ou até para empresas menores, mas onde o profissional é valorizado e reconhecido.

A satisfação pessoal e o reconhecimento profissional esta acima de tudo, volto a frisar. E o que alguns gestores ainda não perceberam e quando seus bons funcionários abandonam sua empresa, existe algo errado na empresa ou na sua gestão. É hora de repensar em sua estratégia, no seu modo de liderança, afinal o funcionário, é o maior patrimônio de uma empresa. E o bom funcionário, mercê ser reconhecido e recompensando. Pense bem antes de demitir ou deixar seu funcionário ir embora, pois profissionais capazes, realmente envolvidos com a empresa, são raros nos dias de hoje. Falta comprometimento, amor a camiseta, amor a empresa que gera o seu sustento. - JK



Nenhum comentário:

Postar um comentário