sábado, 27 de fevereiro de 2010

Reis e rainhas

  Sempre me perguntava o motivo de alguns cantores ganharem o título de rei ou rainha do pop, da MPB. Por anos, esta pergunta me perseguiu.

  Roberto Carlos descobri quando fui ao seu show, anos atrás, aqui em Caxias do Sul. Era um presente de aniversário para minha mãe. Fomos eu e minha irmã juntos, mas, confesso que quem mais gostou, fui eu. Naquele instante percebi o motivo dele ser denominado Rei.

  Foi um show perfeito. Lá estavam seus principais sucessos, uma orquestra fantástica, um carisma inigualável. Em determinado momento, cheguei a chorar. Roberto cantou Nossa Senhora. O cenário, milhões de estrelas e, no telão, a imagem de Nossa Senhora. Só faltei gritar como as fãs mais histéricas.

  E, por citar Roberto Carlos, atualmente estou lendo: Roberto Carlos em detalhes, de Paulo César de Araújo. O livro aborda sua vida, sua trajetória, seus amores e sucessos.

  Neste descubro que não foi nada fácil a trajetória do Rei ao sucesso, assim como a confirmação de que ele tem realmente uma prótese mecânica. Sua perna direita foi imprensada sob as rodas de mental de uma locomotiva a vapor, senso amputada entre o terço médio e o superior da canela, pouco abaixo do joelho.

  O fato aconteceu em sua cidade natal, Cachoeiro do Itapemirim. O acidente ocorreu no dia 29 de julho de 1947. O momento trágico foi retratado nas canções O Divã (Relembro bem a festa, o apito, e na multidão um grito, o sangue no linho branco...) e Traumas (delírio da febre que ardia, no meu pequeno corpo que sofria, sem nada entender...).
  O mesmo aconteceu com a rainha do pop, Madonna. Só depois de assistir ao seu show mega show na Argentina foi que concordei com o título. O show foi perfeito em todos os detalhes: cenário, luzes, bailarinos... Apenas a voz da cantora, deixa há desejar um pouco, mas no meio de toda aquela multidão e da parnafenalia eletrônica, não tenho queixas. Foi um dos melhores shows que assisti. Recordo que cantei e dancei junto com Madonna todas as músicas.
  Outros como Elvis Presley e Michael Jackson, não tive o privilegio de ver suas apresentações ao vivo, apenas em dvd. E vendo aos dvs, hoje sei o motivo de receberem os respectivos títulos de rei do rock e rei do pop.

Um comentário:

  1. Jean,eu fico de boca aberta com essa sua paixão por músicas,nunca vi algo assim,no máximo que eu faço é baixar as músicas que + gosto da net,rs.

    Mas digo sem rodeios algum,parabénsssss.

    ResponderExcluir