quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Amor e música



Às vezes acho que nasci na época errada, ou em outra encarnação vivi fatos que marcaram minha vida, meu subconsciente. Sou apaixonado por músicas dos anos 40 e 50. Ouso dizer que a melhor fase musical foi dos anos 40 aos 80.

Neste período surgiram verdadeiras divas como: Billie Holliday, Ella Fitzgerald, Peggy Lee, Shirley Basey, Lisa Minelli, Dionne Wararwick, Maria Bethânia, entre outras. Mulheres de personalidade forte, de presença cênica de palco, interpretações marcantes que souberam transmitir através das suas canções, seus sentimentos íntimos, dividindo sua dor e alegria com milhões de pessoas.

Sou apaixonado por vozes femininas. As mulheres não tem vergonha de transmitir o que sentem quando estão interpretando, ao contrário dos homens que são mais contidos. Elas arrasam no palco, arrancam suspiros de suas platéias. São sexy, mesmo as mais tímidas, contidas.

Mas, vale destacar aqui os grandes compositores que fizeram para estas mulheres letras belíssimas, arranjos grandiosos. Talvez um dos compositores que mais me identifique seja o gaúcho Lupicínio Rodrigues seguido pelo carioca Noel Rosa.

Lupícinio conseguiu traduzir com mestria seus sentimentos para suas canções que tornaram-se verdadeiros hinos nas interpretações de grandes artistas, principalmente, na de grandes mulheres. Suas letras, na maioria, falam de amores sofridos, não correspondidos, traições...

Quem não conhece os clássicos: Nunca (... nem que o mundo cai sobre mim, nem se Deus mandar, nem mesmo assim, as pazes contigo eu farei...), Vingança (... você há de rolar como as pedras, que rolam na estrada, sem ter nunca um cantinho de seu, pra poder descansar) e Volta (... mas volta, vem viver outra vez a meu lado, não consigo dormir sem teu braço, pois meu corpo está acostumado). Recordo, inclusive, que na época da faculdade fiz um trabalho sobre a vida de Lupicínio e ganhei nota máxima.

Hoje mesmo, passei o dia ouvindo Billie, Bethânia, Bassey, alternando com os songbook de Noel e coletâneas de Lupicínio. Confesso que isso me acalma, transmite uma paz incrível e me faz refletir sobre a vida. Aliás, quase sempre escutando música. Às vezes acho que só sei viver de amor e música.

Um comentário:

  1. Jean, nem sabia do seu "blog de confissões"...rs... acho que li todos os post's dessa ultima página !
    -O post sobre: "Um belo dia resolvi mudar" é bem legal, só lembre que mudanças são difíceis, mas, necessárias! Exercício físico é uma ótima ferramenta pro alto astral!
    Boa sorte e um abraço!
    do Amigo
    Leemax.
    (excluí o outro comentário por ter digitado uns lances errados...dedos trocados, sabe?...rs... :p)

    ResponderExcluir