segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

A arte de agradecer

Nos dias atuais, a arte de agradecer esta desaparecendo em meio à confusão e o corre-corre do cotidiano. A simplicidade, a beleza e o som gostoso de um “obrigado” é tão lindo de se ouvir, quase tão gostoso como um “eu te amo”, mas tão difícil de escutar nos dias atuais.
Nossa vida é agitada, a luta pela sobrevivência é intensa e a praticidade se impõe aos bons costumes. Tudo isso faz com que os pequenos gestos de atenção, gentileza e educação fiquem esquecidos. Entre eles, as manifestações de agradecimento.
Sim, na minha opinião, agradecer é uma arte, uma palavra mágica que pode transformar o dia de muitas pessoas, principalmente, se o agradecimento for sincero. Agradecimento não pode soar como obrigação ou arrogância, tem que vir da alma, ser de coração.
Manifestar agradecimento também honra e enobrece aqueles a quem agradecemos. Este é o caso típico de quem nos prestam serviços – como consultores de vendas, taxistas, garçons, porteiros, entre outros. E vou além, a maioria das pessoas esquece de agradecer por acreditarem que estas pessoas não fazem mais do que a obrigação e que já são remunerados para isso. Aqui, entra a educação. Ou você tem ou não tem!
E agradecer também se estende a família, aos amigos. É fundamental agradecer a nossa mãe pelo alimento que ela prepara com todo amor e carinho, elogiar por ser saboroso. Agradecer aos amigos por ter oferecido sua amizade e, principalmente, agradecer a Deus pela vida. Agradecer é doar-se, além de ser muito gostoso, volto a frisar!
Não tenha medo de ser taxado de careta por ser educado. Tenha medo de ser ignorante. E, para encerrar, quero agradecer por lerem esta crônica, por curtirem minha página e por serem meus amigos, virtuais ou não. Obrigado!
A arte de agradecer - 23.12.19 - JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário