domingo, 17 de fevereiro de 2019

Internetês

E o internetês, linguagem utilizada no mundo online, tomou conta dos internautas e também saiu da internet. Escrever palavras com “xis”, como “xou xique”, se popularizou e ainda é o bom e velho português, pasmem! Até parece que estamos nos bons e velhos tempos do programa Xou da Xuxa.

O “vc”, “tbém”, o “kkk” e o “hum” – este último não gosto por não saber do que se trata. É muito abrangente em seu contexto e não diz nada –, estão presentes em todas as conversas online. E que são as carinhas amarelas (smiles) me mostrando a língua ou chorando? Agora que começo a entender seus significados.

E, lembre-se, o internetês feio para ficar, então, se atualizar é preciso! Afinal, em tempos corridos, os diálogos e conversas tem que ágeis, rápidos e de fácil compreensão. Esta nova linguagem é utilizada para a comunicação de usuários, especialmente em salas de bate-papo, sites de relacionamento e whatsApp e, difundida em todas as idades, principalmente, pelos jovens e adolescentes.

Afinal, na internet, se tratando de tempo, menos é mais. . Quanto mais fácil for para digitar mais aproveitamento você terá da agilidade que o mundo online proporciona. Ou seja, mais rápido vc poderá responder aquele comentário do seu amigo ou amiga.

Mas, você deve estar se perguntando por que alguém aumenta uma palavra como “não”, escrevendo com uma letra a mais, “naum”? E porque “é” fica “eh”? Simples, porque assim não é preciso colocar acento. O acento está em diferentes locais de acordo com cada teclado, além de ser necessário pressionar dois botões em muitos acentos. Por isso, transformar em uma palavra sem acento fica muito mais rápido, fácil e tranquilo de escrever. Exatamente a lógica do internetês.

E, vale a pena lembrar que com o uso corrente de palavras escritas de forma “errada”, o jovem irá aprender a escrever errado também, embora uma nova língua esteja sendo criada: o internetês. E, não tenha preconceitos, aceite que doi menos.

Lembre- se: o certo e errado não existem quando estamos falando de língua portuguesa. Pelo simples fato que o que importa é o contexto no qual estamos inseridos. Escrever na internet com o estilo da “Ilíada” não funciona. Da mesma forma que não se deve "IxCrEveR aXiM" na prova de português ou no currículo, pois é nota baixa e desemprego na certa!

Então, use e abuse da linguagem internetês ao conversas com os amigos e comigo, mas, por favor, evite o “hum”, pois ele é muito abrangente, não expressa posicionamento nenhum e, na minha opinião, que você não soube responder, se expressar. E, viva o internetês! – JK – 17.02.19


Nenhum comentário:

Postar um comentário