terça-feira, 7 de agosto de 2018

Gestor proativo


A crônica de hoje é mais um desabado, um ensaio, uma continuação do que escrevi dias atrás. Tenho conversado com amigos e de experiência própria, vejo que algumas empresas enfrentam, seriamente, problema com os seus gestores. E o pior, culpam seus funcionários e colaboradores pelo péssimo desempenho de suas empresas.
Gestor tem que estar presente na empresa, participar, interagir com seus colegas, elaborar planos e metas e, definir cargos e funções e, principalmente, ter postura de gestor, saber dar bom dia, boa tarde e até amanhã. Um bom gestor tem que ser meio psicólogo, entender as dificuldades de seus funcionários e procurar orientá-los.
Um bom gestor caminha ao lado de seus funcionários, não os desampara, nem os deixa tomar as decisões sozinhos e depois assume as conquistas e culpa os funcionários pela derrota. Não consigo entender a visão de determinados gestores. Suas empresas vão de mal a pior e eles não enxergam a realidade. Não fazem nada para sair do vermelho, contornar a situação. Ou o pouco que fazem, não é o suficiente.
Embora, alguns gestores sejam boas pessoas, infelizmente estão sem foco, não tem perfil para serem gestores. Eu mesmo assumo que não tenho este perfil, pois sou muito coração, razão. Conheço meus limites e sei até onde eu posso ir, embora, gradualmente, tente superá-los diariamente. Mas, a decisões e soluções devem tomadas para ontem. Estamos na era do imediatismo, do avanço tecnológico, temos que aprender rápido e colocarmos as ideias em prática mais rápido ainda. Os concorrentes são ligeiros e temos que sermos mais ligeiros do que eles ou, no mínimo, nos igualarmos.
Relembrando que uma das principais características de um bom gestor deve ser a capacidade de se automotivar e consequentemente, manter sempre motivado, seus colaboradores e funcionários. Essa capacidade de se motivar talvez seja a razão de existirem ainda tantos chefes e tão poucos líderes.

Um bom gestor sabe o quanto é importante manter sua equipe unida e feliz. Ele sabe que seus colaboradores estando felizes, irão produzir mais e melhor. Nem sempre uma boa remuneração é o fator principal, embora seja importante. Na maior parte das empresas falta motivação para os funcionários e isso cabe ao gestor liderar sua equipe.

Um bom gestor ou líder sabe transmitir suas ideias e fazer com que suas ideias se transformem em confiança e produtividade.
Uma das principais características do bom gestor é sua objetividade, conseguir passar tudo que é necessário de modo direto, simples e que facilite o entendimento, sempre com educação e simpatia. E, é claro, na medida do possível, fazer com que sua equipe se faça presente participando dos problemas e auxiliando nas decisões a serem tomadas. Além de estarem cientes dos problemas, eles irão se sentir mais importantes e valorizados. Sem contar que um bom gesto sabe ouvir sua equipe. E uma das ferramentas mais interessantes para que isso funcione é o feedback, que nada mais é um diálogo entre gestor e colabores, onde é avaliado aquilo que aprenderam, executaram ou deixaram de fazer.

Com esta atitude, com certeza, o ambiente de trabalho será sempre bom. Afinal, as empresas esquecem que o fator humano vem em primeiro lugar, pois deles vem a produção, lucratividade de uma boa empresa. Os números são consequência de um bom gestor e de um profissional feliz e satisfeito com seu emprego.
É bem mais fácil transferir a culpa pelo mau desempenho de sua empresa para seus colabores ou na crise que o país atravessa.

Com isso, várias empresas perdem grandes colaboradores, excelentes profissionais para concorres maiores e mais conhecidos ou até para empresas menores, mas onde o profissional é valorizado e reconhecido.

A satisfação pessoal e o reconhecimento profissional esta acima de tudo, volto a frisar. E o que alguns gestores ainda não perceberam e quando seus bons funcionários abandonam sua empresa, existe algo errado na empresa ou na sua gestão. É hora de repensar em sua estratégia, no seu modo de liderança, afinal o funcionário, é o maior patrimônio de uma empresa. E o bom funcionário, mercê ser reconhecido e recompensando. Pense bem antes de demitir ou deixar seu funcionário ir embora, pois profissionais capazes, realmente envolvidos com a empresa, são raros nos dias de hoje. Falta comprometimento, amor a camiseta, amor a empresa que gera o seu sustento. - JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário