quarta-feira, 2 de março de 2022

Quarta-feira de cizas!


Quarta-feira de cinzas, acabou o carnaval! Aliás, para alguns, nem começou, foi apenas transferido, afinal o desfile das escolas de samba de muitas cidades acontece em abril! Mas, pelo menos, para alguns, deu para descansar, relaxar e curtir uma folguinha.

 

A origem da quarta-feira de cinzas é puramente religiosa. Neste dia é celebrado a Missa de Cinzas. E, infelizmente poucos ainda lembram de onde vem estas cinzas! Elas são resultado da queima de galhos do Domingo de Ramos do ano anterior e junto com algumas gotinhas de água benta, durante a missa, a autoridade religiosa faz um sinal da cruz na testa dos fieis. As cinzas representam a nossa fragilidade, que viemos do pó e ao pó voltaremos.

 

A tradição religiosa também diz que se deve jejuar, ou seja, não comer algo que gostamos muito neste dia. Já os mais religiosos, por 40 dias, ou seja, até a Páscoa.  Por muito tempo não se comia carne neste dia. Hoje em dia, a carne foi substituída por doces, refrigerantes ou outros alimentos e bebidas que a pessoas adoram. Vale lembrar que este sacrifício tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, que morreu crucificado por nós! - JK


Nenhum comentário:

Postar um comentário