domingo, 30 de janeiro de 2022

Salve a Rainha do Mar!


 Eis que o dia dela esta chegando: 2 de fevereiro. Para quem não sabe Yemanjá ou Iemanjá, é a orixá feminina dos mares e fertilidade. Ela é a mãe de todos os Orixás de origem yorubana. Yemanjá, nada mais é que Nossa Senhora dos Navegantes na igreja católica ou Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Glória!


Reza a lenda que em 1920 o mar na estava para peixes na Bahia. Para agradar Yemanjá, e em busca de fartura nas redes, pescadores ofertaram presentes a Rainha das Águas e foram atendidos. Eu mesmo sou devoto a Yemanjá, tanto que minha filha recebeu seu nome: Janaína.

E são muitos nomes dados a Rainha das Águas: Iemoja, Iemanjá, Yemoja, Mãe d´água, Iara, Sereia, Princesa do Mar, Marbô, Inaê, Mucunã, entre outros. Salve Odoyá, Minha Mãe! Salve, doceyabá Janaína!!!

Yemanjá também é a divindade africana mais louvadas na Música Popular Brasileira (MPB). Talvez a mais bela seja de autoria do buda nagô Dorival Caymmi: “Dois de Fevereiro”. É dele também as pérolas como “É Doce Morrer no Mar” e “Promessa de Pescador”. E tem ainda os clássicos: “Conto de areia”, imortalizada na voz de Clara Nunes e “Lenda das Serias – Rainha do Mar”, por Marisa Monte.

E é sobre as ondas do mar, sobre as águas na areia, que me despeço da minha sereia nestes singelos versos. Odôiyá, Odô Fiaba deusa de Egbé! - JK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário