sábado, 17 de novembro de 2018

Educar-se é preciso!





Ainda me assusto com a falta de educação da maioria das pessoas hoje em dia. Não estou falando de gente exagerada, espalhafatosa ou de gente que gospe no chão e joga lixo no chão. Estou falando de pessoas que estão conosco conosco no dia a dia.

As pessoas estão acostumadas a serem maltratadas que parece não ligar mais. Anormal é ser gentil e educado com as pessoas. A maioria das pessoas pensam: “ Nossa como é educado, deve ser falsidade!”.

A desculpa pela falta de educação é sempre a mesma: muita coisa na cabeça, muita gente falando ao mesmo tempo, mas isso não justifica a dificuldade que as pessoas tem de falar um simples “bom dia” quando chegam no trabalho ou encontram alguém na rua. E o pior, tem dificuldade em retribuir quando recebem o simples bom dia ou um sorriso. Eu diria que as pessoas, por estarem sempre com pressa, esqueceram do básico da gentileza.

No whatsApp mesmo, as conversas iniciam sem um bom dia e terminam sem  um nos falamos depois. Na hora das respostas, a coisa fica pior ainda, terminam com “ok” ou um “hum”. O que significa “hum”? Será um sim, não ou talvez? Sofro do mal quando mando um whats ou e-mail cheio de cuidados  onde escolho as palavras certas, leio e reviso várias vezes para não ter erro de português e a resposta bem em forma de “ok”. Frustante! Mas, pior mesmo é ficar no vácuo. No mínimo, se não está a fim de conversar, encerre com um smile. Ser educado não é questão de sensibilidade, e questão de educação!

Isso sem contar com aquela pergunta básica: “como você está?”. Por mais que quase sempre a gente responda que está tudo bem, não custa nada perguntar. Afinal, ainda prezo pela educação e pela gentileza. E, você, também deveria!

Sempre digo que não passei anos na escola, faculdade aprendendo a escrever para resumir minha vida em um “ok” ou “hum”. Não levei tantas broncas dos meus pais por esquecer de desejar um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Não custa nada mesmo dizer “obrigado” para seu chefe, empregado, colega ou mesmo para o caixa do supermercado. E, não custa nada desejar um "Feliz Aniversário" nas redes sociais, curtir e, esporadicamente, responder a uma postagem. Nos dias de hoje, interagir com as pessoas é fundamental

Se todos passassem a sorrir mais para os outros, lembrar de pedir “por favor! E agradecer sempre, com certeza, o mundo seria ainda melhor. Isso não quer dizer que precisamos ser felizes todo o tempo, mas sim, educados e gentis. Isso já é um bom começo – JK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário