sábado, 16 de junho de 2018

Por onde anda a boa educação?



Não sou nenhum exemplo de boa educação, confesso que até tento, mas nem sempre consigo, pois algumas coisas me tiram do sério e perco a razão, Mas, a verdade é que ainda me assusto com a falta de educação de determinadas pessoas. Não estou falando de atitudes exageradas como cuspir no chão, falar alto ou jogar lixo no chão. Estou falando de pessoas que estão conosco no dia a dia.

Cheguei a conclusão que as pessoas estão tão acostumadas a serem mal tratadas que já não parecem mais ligar. Pior de tudo, acham bonito serem grossas, falsas, fofoqueiras e mentirosas. Hoje em dia, é anormal ser gentil e educado com o outro. E vou mais além, quando somos gentis, somos tachados de falsos. Muitos pensam: “Nossa, como aquela pessoa é gentil e educada. Deve ser a falsa a mais não poder”.

E a desculpa para tantas grossuras é sempre a mesma: dias agitados, falta de tempo, muita coisa para resolver e assim por diante. Hoje em dia as pessoas acham uma tremenda dificuldade dar um “Bom Dia” ou simplesmente retribuir um sorriso ganho por um amigo, colega de trabalho ou até por um estranho. Ouso dizer que as pessoas perderam o básico da gentileza e da boa educação.

Uma simples conversa na internet, seja por whatsApp ou e-mail, raramente começa com um “Bom dia” e termina com um “Obrigado”. Não queremos perder nosso precioso tempo e vamos direto ao assunto, despejamos as tarefas, os assuntos a serem tratados e abordados. Às vezes sobra um tempinho para finalizar com três letrinhas “T” “k” “S”, que juntas viram “Tks”. E vou mais, para que responder uma pergunta com o mínimo de palavras se você pode simplesmente responder “ok” ou “hum”  para tudo.

Ainda acho uma falta de educação quando pergunto algo e recebo um “ok” ou “hum” como resposta. Nunca sei o que estas únicas palavrinhas querem dizer. E, friso, não passei anos de minha vida na escola aprendendo a escrever para resumir minha vida em um “ok” ou “hum”. E acredito que você também não! Também não levei tantas broncas de meus pais e professores para esquecer de desejar “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. E, vou mais além: não custa nada, mas nada mesmo, dizer “obrigado” depois que você é atendido em qualquer estabelecimento comercial, financeiro ou de prestação de serviços.

Educação é caráter, tenham certeza disso. E, educação, não tem nada a ver com dinheiro ou cultura. Conheço muitas pessoas que nada tem e são mais educadas que muitos com formação superior e provenientes de famílias tradicionais e afortunadas.

Tenho certeza de que se todos passassem a sorrir mais para os outros, a lembrar de pedir “por favor”, desejar um “bom dia” e agradecer sempre, as coisas não seriam tão difíceis e o dia seria mais suave para todos.

Para encerrar, vale lembrar que educação é tudo! Então, sejamos educados, sempre! Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Isso já é um bom começo! - JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário