domingo, 15 de agosto de 2010

Falando de samba

 Ando apaixonado por samba. Dia e noite no meu aparelho de som e mp4 só toca samba. Eta ritmo gostoso, contagiante, empolgante... Quando menos percebo, estou cantando junto e sambando miudinho.

 Dentre as cantoras favoritas da atualidade estão Mart´nália e Roberta Sá. Da velha geração, estão Alcione e Beth Carvalho.

 Adoro o suinge e a malandragem de Mart´nália, é envolvente, sem contar a paradinha que nos remete a seu pai, o grande Martinho da Vila. Seu novo cd e dvd, “Em África Ao Vivo”, é bom demais. Lá estão seus principais sucessos como Cabide e Conto de areia, além dos sucessos do seu pai. Entre eles: Ex-amor e Disritmia.

 No dvd, o show gravado na ilha de Luanda, além de uma roda de samba gravado em um quintal do Rio de Janeiro. Com certeza, merece ser conferido.

 E, minha adoração por ela não para por aqui. Recentemente adquiri todos os cds que encontrei dela: cinco. Todos elogiáveis: “Ao vivo”, “Madrugada”, “Menino do Rio”, “Minha cara” e “Ao Vivo em Berlim”.

 Bem, Roberta Sá contagia pela afinação e belos arranjos do Trio Madeira Brasil. Seu novo disco “Quando o canto é reza” é fundamental para os amantes do samba. Um disco caprichado, uma justa homenagem ao baiano Roque Ferreira, autor de sucessos de Maria Bethânia e Clara Nunes. Um dos destaques fica por conta da capa e do encarte do cd, um belíssimo trabalho de Felipe Jardim.

 E, ainda falando de samba destaco aqui também os novos de Martinho da Vila: “Poeta da Cidade” e “Filosofia de vida”. O primeiro uma justa homenagem ao poeta Noel Rosa e, o segundo, uma homenagem ao próprio Martinho da Vila, com participação de Ana Carolina. O cd também foi lançado em dvd. E, ainda falando no tributo a Noel, Mart´nália dá uma canja no cd do pai.

Um comentário:

  1. Jean, para ser sincero só conheço Martinho da Vila. mas, por tua causa, vou baixar alguma coisa das duas cantoras. Vamos ver se elas são boas mesmo.
    Beijos meu querido!

    ResponderExcluir