terça-feira, 30 de março de 2010

Mania de tirar vantagem

 Tudo que eu pensei ser para sempre, hoje eu já não sei mais. Tudo muda, muda rápido demais para acompanhar. E as pessoas que escolhemos para estar ao nosso lado, nem sempre são aquilo que imaginamos, pensamos. Elas se fazem nossas amigas, mas, na primeira oportunidade, nos decepcionam. Somos bons enquanto somos úteis e prestativas para elas.

 Eu mesmo tenho exemplos no meu cotidiano. Colegas de trabalho fingem ser teu amigo, mas, na primeira oportunidade, te dão o bote, tiram vantagem da sua ingenuidade. Infelizmente, este oportunismo não faz parte somente do meu dia-a-dia, mas de muitas pessoas, inclusive, da sua. Sim, de você que esta lendo este texto, este blog neste exato momento. Você já parou para pensar, questionar sobre isso?

 O pior que não são só colegas, também se encaixam parentes e chefes. Sempre ao nosso lado tem alguém querendo tirar vantagem. Que mania deselegante que nos brasileiros temos de querer tirar vantagem em tudo! Exemplos maiores acontecem no trânsito, em uma fila para pagar conta ou ser atendido.

 Na hora de pagar uma conta, quase nunca recebemos o troco certo, sempre falta uma moedinha ou ganhamos uma balinha para completar o troco. Mas, se não tivemos esta moedinha para fechar o valor, não podemos comprar o que almejamos ou embarcar em um ônibus. E, se você tentar dar o dinheiro, mais as balinhas que você recebeu de troco, é linchado, chamado de louco. Mas, nós, temos obrigação de aceitar.

 No trabalho, a situação não é diferente. De uma maneira ou de outra, quase sempre levamos alguma desvantagem. É à hora extra que não veio no contracheque. Você terá folgas, muitas folgas, mas, sempre menor do que deveria ter.

 O salário previsto para o dia cinco que você recebeu dia oito, e em cheque. O dinheiro do vale transporte que você não ganha, pois tem carro. E, se a empresa for pequena, nem carteira assinada você terá. Já seu chefe vai achar que esta prestando um favor para você por ter te empregado. E, horário, você só terá para entrar. Já para sair, somente quando teu chefe resolver dizer que você pode ir embora mesmo depois de ter terminado seu expediente. E o pior, ele vai achar que ainda esta te prestando um favor.

 E, como você não tem carteira assinada, por conseqüência, não terá nenhum benefício posterior. Aposentadoria e invalidez provisória por acidente ou doença, nem pensar. É melhor você morrer, custa menos ao Estado.

 Então, pergunto a você leitor deste blog: até quando nos brasileiros vamos querer tirar vantagens um sobre os outros? Se alguém souber, me responda, por favor. Estou esperando.

Um comentário:

  1. Concordo com vc! Sempre tem alguém que tira vantagem sobre a gente.

    ResponderExcluir