domingo, 24 de maio de 2020

Entender para não entender


Estes dias eu li um “meme” na internet que adorei: “Gente burra é igual a gente inteligente, só que burra”. Amigos, eu ri muito! Dei altas gargalhadas em frente ao “pc” sozinho. Chorei!

Sim, é engraçado porque julgamos estar do lado inteligente, afinal entendemos a piada. E, rapidamente nos vem à cabeça pessoas que consideramos burras porque discordam de nós. Eu ri porque me julgo do lado inteligente, apesar de meio lesado às vezes. Mas, se formos ver por outro lado, muitos devem me consideram burro por discordar deles ou não ser tão bem informado em determinados assuntos como eles.

Explico: “as pessoas inteligentes são burras mesmo achando que são inteligentes. Mas, na verdade são burras, porque se acham inteligentes. E nós que nos achamos inteligentes, é que passamos por burros”. Entendeu? Não? Nem eu! Esta explicação me fez lembrar “uma certa” personagem brasileira contemporânea que dedico este texto. Será que vocês sabem quem é? Se afirmativo, respondam no final deste textão!

E, aqui entre nós, disfarço bem minha burrice citando Freud, Schopenhauer, Lacan e mais um monte de gente inteligente nos meus textos. Mas, na verdade, pouco sei e muito finjo saber, mas nada sei. E, dentro da minha burrice, escrevendo sério agora, vou explicar o que é ser inteligente. Será que sou inteligente suficiente para explicar? Que medo! Mas, vamos lá:

Burro é a pessoa que não aprendeu um conteúdo, tem dificuldade em fixar uma explicação ou simplesmente não quer aprender por não achar interessante determinados assuntos ou conteúdos. E cá entre nós, hoje em dia, todos somos inteligentes, basta queremos aprender. Tudo esta em nossas mãos. É só jogar no “google”. Todas informações estão ali, basta “deslizar” os dedos e ler. Isto é, se você saber ler mais do que dois parágrafos. Infelizmente esta nova geração não consegue escrever ou ler nem duas linhas no whats. Duas linhas para eles é textão!

E para encerrar este texto sobre inteligência, mais um “meme” que vai ajudar a compreender tudo, ou não?  Lá vai: “Quando você morre, quem fica triste são os outros, afinal você não sabe que morreu”. Entendeu? Eu não!

Entender para não entender – JK – 24.05.20

Nenhum comentário:

Postar um comentário