Sempre fui apaixonado por Lupicínio Rodrigues. Na minha opinião, ele foi um dos maiores compositores gaúchos de todos os tempos. Sei de cor quase todas as letras compostas por Lupi. A maior parte das letras do "mestre da dor de cotovelo" aborda a dor de amor e o sofrimento.
Entre suas canções que mais gosto está "Vingança": "...mas enquanto houver força em meu peito, Eu não quero mais nada, Só vingança, vingança, Vingança aos santos clamar. Você há de rolar como as pedras, Que rolam na estrada, Sem ter nunca um cantinho de seu, Pra poder descansar". A letra revela a dor de um homem ao descobrir a traição pela amada.
A narrativa poética é construída sobre a vingança do eu lírico, do homem que se deleita ao saber que sua ex-companheira está sofrendo sua perda. A ironia e a indiferença do poeta são evidentes quando ele expressa seu desejo de vingança, mostrando que não há perdão ou compaixão.
Recomendo escutar: "Nervos de Aço", "Nunca", "Esses Moços", "Loucura", "Cadeira Vazia", "Judiaria", "Ela Disse-Me Assim", ... Suas canções são atemporais e continuam até hoje sendo regravadas e escutadas por várias gerações. - JK
Nenhum comentário:
Postar um comentário