sexta-feira, 2 de maio de 2025

Não se esqueça de mim!

 

As canções de amor nunca mais serão as mesmas depois de Nana Caymmi, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileiras. Sua voz era única, rara. 

Apesar de sua vida tumultuada, Nana gostava de cantar o amor apenas com piano, bateria com pegada suave, baixo acústico e instrumentos de sopros nas pausas entre um verso e outro. Por isso, seu estilo não agradava muito a nova geração incapaz de entender e respeitar sua magnífica extensão de voz – muito bem dosada e sem exageros ou modismos. 

Nana nunca fez muito sucesso nas rádios ou tocou para grandes públicos. Foi uma cantora de elite e um das maiores vozes da Música Popular Brasileira (MPB) ao lado de Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia. Sua consagração aconteceu em 1998, com as obras-primas: “Reposta ao tempo” e “Não se esqueça de mim” - regravação do Rei Roberto Carlos -, num dueto antológico com Erasmo Carlos. 

Não há como negar que o sucesso Nana também é resultado do sobrenome Caymmi. Nana é filha do eterno Dorival Caymmi e irmã de ninguém menos que Dori e Danilo Caymmi, músicos, compositores e cantores consagrados da MPB. Nana Caymmi nos deixou ontem, primeiro de maio. - JK




Nenhum comentário:

Postar um comentário