sábado, 31 de maio de 2025

Você sabe onde me encontrar!

 Não corro atrás de ninguém! Até procuro duas ou três vezes, se não correspondeu, entendo que não está a fim ou não vale a pena. Seja na amizade ou no amor. Não quero ninguém para andar na frente ou atrás, mas sim, ao meu lado!

E se a pessoa me procura somente quando precisa, ignoro! Esta sim não merece minha companhia ou qualquer gentileza minha. Deleto, bloqueio e excluo!

Não vale a pena querer quem não nos quer. O mundo, felizmente, gira, não para! Se alguém saiu da sua vida é porque outro alguém vai chegar. A vida se renova, renasce todos os dias e assim são as amizades, os amores e as pessoas.

É preciso regar na dose certa, nem mais, nem menos. O excesso e ausência sufocam e desgastam rapidamente. E, eu não sou um “tanto faz” na vida das pessoas. Se minha ausência for notada depois de um certo tempo, me procure, você sabe onde me achar. - JK




Definitivamente, acabou!

 Inicialmente eu pensei em lhe comprar flores para me desculpar, te chamar a atenção. Mas, depois percebi que você não merece! Aliás, você não é merecedora de nada o que é meu, nem aquele tímido sorriso meu de canto de boca.

Assim como você, me encontro ferido, em carne viva. Nosso amor nem nasceu e já morreu. E, eu não vou mais voltar atrás. Não posso, não quero e nem vou! Cansei das tuas desculpas, dos teus ataques de ciúmes, das tuas carências e, principalmente, das tuas histórias bobinhas para me fazer ciúmes.

Eu raspei dos meus dedos tuas digitais, deletei teu nome, telefone e endereço. E, aqui entre nós, por favor, te peço que arranque do teu peito o meu amor cheio de defeitos.

E, de coração, desejo que encontres alguém que te complete, já que teu marido não conseguiu e tão pouco eu. O preço do abandono é o que você vai pagar sem ter nunca um amor de verdade para te completar. – JK




Bloqueado no Facebook outra vez pelo falso moralismo!

 Confesso que estou cansado de ser bloqueado pelo Facebook. Em apenas seis meses, já foi bloqueado três vezes. E os motivos são sempre os mesmos: violações dos direitos padrões da comunidade.

E, aqui entre nós, no meu entender foi bloqueado injustamente. Se espiarem na minha rede social – aberta a todos – se encontrarem algo que constrange alguém, por favor, me informem. Posso corrigir e melhorar minhas postagens.

O falso moralismo imposto pelo Facebbok me intriga e revolta. Enquanto sou bloqueado por expressar meu comentário sobre o filme “Babygirl”, com Nicole Kidmann. Na verdade, não foi o comentário, mas a foto do filme que usei para ilustrar.

A imagem em questão é está que ilustra este desabafo. Então, aqui entre nós, mereci ou não o bloqueio? Deixe seu comentário abaixo. – JK



 

Feliz Aniversário Rodolfo!

 Rodolfo,


Meu sobrinho, tenho muito orgulho de ti, da pessoa em que tu se tornou, da criação que recebeu dos teus pais, do ser humano que tu é. Sim, eu sou um tio super coruja, porque você merece que eu seja. A minha admiração só não é maior do que o amor que sinto por você.

No dia do seu aniversário - pra variar não sei quantos anos tu faz - te desejo muita saúde, paz, amor, sabedoria e que todos os seus sonhos que ainda não aconteceram possam se realizar.

Parabéns pela pessoa que tu é, parabéns por mais um ano de vida bem vivido, e pelos anos que virão pela frente com muita saúde e sucesso!

Feliz Aniversário!



sexta-feira, 23 de maio de 2025

Gestos de amor e carinho!

 Dez dias internado com minha mãe no hospital percebo de que como é bom receber um gesto de carinho dos amigos e colegas. Esta preocupação é um poderoso símbolo de incentivo e força para continuarmos e nunca desistirmos. Ou desanimarmos.

Bom também quando confiamos no trabalho dos profissionais que acompanham seus pacientes. No Hospital Virvi Ramos posso dizer que o atendimento superou todas as expectativas. Fico sem palavras para agradecer a simpatia de todos, sem exceção, para com minha mãe e família.

Melhor ainda é ver que o tratamento de Helena Horácia, depois de uma semana – falta uma ainda -, está tendo um excelente resultado. Melhor é saber que quinta-feira ela já recebe alta e retorna para casa.

Infelizmente, as pessoas não deram conta que a maior riqueza do ser humano e a saúde. Portanto, cuidem bem do seu corpo, seu espírito. E, lembrem-se: todos nos somos fortes, Deus não dá um fardo maior do que podemos carregar!  - JK




quarta-feira, 21 de maio de 2025

Estou de partida!

 Estou partindo, sinto isso, mas não sei descrever! É uma sensação estranha, como se eu tivesse me despedindo das pessoas diariamente. Vou me afastando aos poucos para que não perceberam quando eu não estiver mis aqui.

A vida é passageira, nada é eterno por isso a importância de aproveitar cada momento. Não é justo deixar alguém na solidão e na esperança de reencontros futuros.

Carrego na bagagem apenas minhas memórias, como o cheiro do café que nunca mais vai ser saboreado, as recordações da minha casa e a saudade que vou sentir dos amigos.

Estou partindo, mas não indo embora. No meu coração, pesado, de tantos familiares e amigos que levo dentro dele. Deixo nas linhas que escrevi ao longo da minha caminhada simples emoções.

Agora, preciso ir! O alto-falante já anuncia minha partida! - JK




Campanhas de Vacinação

 Vejo os jornais televisivos e impressos informarem que as campanhas de vacinação não atingem as metas. Pudera, são raras as atendentes da UBS que são simpáticas, oferecem um sorriso amigo para quem procura ajuda ou uma orientação. 

A impressão de que termos é que elas estão fazendo um favor para a comunidade. Esquecem que, mesmo concursados, estão sendo remunerados para executar estas tarefas.

Ontem mesmo, pela terceira vez, finalmente consegui fazer a vacina H1N1 em um dos Postos de Saúde de Caxias do Sul. E, com exceção da enfermeira que aplicou o imunizante, as outras duas que me atenderam deixaram a desejar, inclusive, uma médica foi tri mal educada na hora de pedir licença para as pessoas que estavam em frente a porta de seu consultório.

E, além da falta de empatia, vários fatores contribuem para as baixas cobertura vacinais, como o medo de reações adversas, desinformação e dificuldades de acesso. Tudo isso coloca em xeque a saúde da população. - JK







sexta-feira, 16 de maio de 2025

Hora de me aposentar!

  A vida na pronta entrega, por mais que eu adore, começou a me cansar. A eterna rotina, o ritmo acelerado e a pressão por parte de todos, aliado ao cansaço devido a idade, me deixaram com a sensação de que já é hora de me aposentar ou de procurar algo mais leve.

Recordo com carinho quando comecei a trabalhar há 28 anos no Centro da Pronta Entrega, carinhosamente conhecido como CPE ou Shopping da Pipa, em Caxias do Sul. O trabalho no atacado me enchia de orgulho e de paixão por se tratar de algo novo, inovador.

A rotina era exaustiva, mas prazerosa. Era lindo de ver as lojas sem mercadorias no final do expediente e as longas filas para comprar. Algumas lojas, recordo, trabalhavam com as portas fechadas. Trabalhava-se de segunda a segunda e não reclamávamos. Éramos felizes! Ah! Que saudades destes tempos, da juventude.

Hoje, tudo isso começa a desgastar. Os tempos estão cada vez mais corridos, difíceis e nos falta tempo para recarregarmos as baterias, curtimos nossa família, nosso lazer. 

Estamos, ternamente, conectados ao celular, a este monstrinho chamado whatsapp. Não desligamos nunca. As mensagens de clientes chegam a todo instante e não importa se é de manhã, tarde, noite ou madrugado. E o pior, estamos imediatistas, queremos as respostas na hora, naquele instante.

Preciso cuidar mais da minha saúde, de mim. Às vésperas dos 60 anos ainda quero viajar, conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas e novos amores. Quero fazer coisas que me tragam alegria e prazer.

A aposentadoria não é o fim de uma jornada, pelo contrário, é um novo recomeço, um novo capítulo, uma nova vida onde posso fazer as coisas com mais satisfação, harmonia e paz. A pronta entrega está nas minhas raízes, no meu DNA, na minha história, mas já está na hora me dedicar a mim mesmo.  

Ainda acredito que a vida é mais que trabalhar e pagar boletos ou fazer pix. E mais do que redes sociais e de compras pela internet e eu preciso descobrir esta verdade. - JK






Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu gosto dos animais.

 Hoje, me aproprio das palavras do escritor, historiador e poeta português: Alexandre Herculano: “Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu gosto dos animais”. É nestas horas que paro para pensar na Teoria da Criação e jamais da Evolução, pois é difícil acreditar que nós, seres humanos, evoluímos.

Vivemos uma crise ética mundial, principalmente política e social sem precedentes. Perdemos a noção do que é certo ou errado.  

A farra com o dinheiro público tronou-se abusiva, sem contar os altos impostos e as taxas abusivas de juros. Enquanto isso, mais os cofres públicos arrecadam às custas do povo assalariado e resiliente.

E o povo, continua com amnésia temporária, votando naqueles que não merecem seu voto novamente. Quando estiverem no poder, só legislaram em causa própria, para seus bolsos.  Hoje, tudo que as pessoas querem é poder e posição social, ao contrário dos animais, principalmente, dos cães e gatos. 

Em troca do seu amor incondicional, tudo que eles precisam é de um pouco de amor, carinho, alimentos e alguns passeios.  Eles não se importam com o que ganhamos financeiramente, com os bens que temos ou quem saímos. - JK




A gentileza de hoje será a obrigação de amanhã!

 Na minha modesta opinião, as pessoas, principalmente as que convivo, estão abusando das relações sociais, perderam a noção. Eu, mais do que ninguém, preciso impor limites, mesmo sabendo que isso vá gerar consequências, pois as pessoas não aceitam NÃO como resposta.

Favores são para ser feitos em ocasiões extremas, quando realmente não podemos fazer e precisamos da ajuda de alguém. Para quem não sabe o verdadeiro significado de favor, explico:

“Favor é uma gentileza” e é para ser feito esporadicamente, não diariamente ou semanalmente. As pessoas tem que entender que ninguém tem a obrigação de fazer mil e um favores para você. Elas fazem por educação e apreço a você, mas não devemos abusar.

E o pior, a maioria dos favores são solicitados por desorganização, falta de planejamento e, inclusive, por preguiça ou comodismo. E geralmente o que mais pedem, são os que menos oferecem, lembre-se disso! - JK




As pessoas estão cada mais chatas e eu também, cada vez mais louco!

 As pessoas perderam a noção da realidade, do que é certo ou errado. Retrocedemos ao início dos tempos onde a barbárie a maldade e a falta de educação do ser humano predominavam.

As pessoas estão cada vez mais individualistas, não estão conscientes para compreender a atitude dos seus atos. Que jogar uma bituca de cigarro no chão, principalmente na beira das estradas, pode estar iniciando um incêndio e piorando a qualidade do ar que respiramos. Que jogar lixo nas ruas pode aumentar o risco de enchentes, além e poluir rios e córregos. Que a água é um dos bens mais preciosos e que pode faltar um dia.

No trânsito, carros importados, sedans de luxo e carros populares ignoram as leis de trânsito e estacionam em lugares para idosos ou deficientes. Não ligam as setas ao dobrar, não respeitam as faixas de segurança e sinais de trânsito.

O relacionamento das pessoas está cada vez mais difícil e complicado, para não dizer impossível e improvável. E assim caminhada a humanidade em passos ligeiros e rápidos para o caos social. Esquecemos todas as regras que aprendemos ao longo do caminho. Estamos egoístas, individualistas e totalmente sem educação. Triste constatação! – JK




domingo, 11 de maio de 2025

Helena Horácia!

Não existe nada melhor do que beijo, carinho e comidinhas de mãe, ainda mais se mãe se chamar Helena Horácia. Agora mesmo, ao escrever este pequeno texto pensando nela, sinto o seu cheirinho e imagino seus afagos na minha mão aleijadinha.

Eu ouso dizer que Helena Horácia é única! Além de mãe, vó, sempre foi amiga sem comparação.  E o melhor, ela não parou no tempo! Nunca foi antiquada, pelo contrário, sempre foi moderna e avançada demais.

Conviver com ela diariamente é um turbilhão de emoções. Quando menos você espera ela, ao longo de seus 84 anos, ela está no último de grau da escada limpando uma manchinha que viu na parede ou podando alguma planta do lado de fora da sacada. Ela é terrível! Não deliga nunca!

Sair com ela despercebido é impossível. Ela sempre tem um sorriso amigo, uma frase de efeito e arrasta consigo multidões ao seu lado. Todos querem dar um abraço, um beijo ou tocar na vovozinha, na Rainha das Cocotas e das Peruas como é carinhosamente chamada. 

Do fundo do meu coração Helena Horácia, tenha certeza que você é a melhor mãe do mundo. Mesmo tendo aprontado muito – e olha que eu aprontei – você nunca me desamparou ou me deixou só.  Você é especial, única, singular!

Feliz Dia das Mães!

Amo tu minha velinha!

JK






quinta-feira, 8 de maio de 2025

Feliz Aniversário Helena Horácia!

 Não existe nada melhor do que comemora o aniversário da nossa matriarca, o nosso alicerce da nossa família. Hoje, Helena Horácia completa 84 anos e ninguém melhor do que ela, durante todo este tempo, soube acalentar nossos corações.

HH, como a chama carinhosamente, é um legado de sabedoria e dedicação. Sua vida foi praticamente educar, cuidar e proteger seus filhos e netos e quem mais precisou dela.

Mãe você sempre foi e ainda é uma guerreira, alguém que eu amo e admiro muito! Que Deus te abençoe com muita saúde e ilumine para que possamos comemorar muitos outros aniversários em família.

Feliz Aniversário!

JK










domingo, 4 de maio de 2025

Sou devoto de Jorge!

 Sou devoto de Jorge e em sua igreja vou agradecer ao meu protetor. E, principalmente, por ser um vencedor. Afinal, foram tantas as batalhas e lutas que já perdi as contas. Mas, graças a armas de Jorge, sobrevivi!

Toco meu tambor em homenagem a Jorge e a Ogum meu fiel escudeiro, mensageiro da paz que vem lá de Aruanda. Meus cavalheiros do céu que me protegem, iluminam e trazem a bonança pro meu coração.

Deus, meu pai me guia pelos caminhos que escolhi trilhar. Maria, minha mãe me protege com seu manto. Jesus e os 12 apóstolos, meus irmãos, me acompanham nesta longa trajetória que começa a chegar ao fim. E, José, meu amado carpinteiro, auxilia a talhar minha vida.

Na minha casa meus inimigos não entram, a imagem e a fé que trago no meu cavalheiro faz com eles não me enxerguem como diz a sua oração: “facas e lanças se quebrem se o meu corpo tocar; cordas e correntes se arrebentem sem meu corpo marcar; pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge”. Salve Jorge, meu guerreiro da Capadócia! – JK



 

Antes de partir!

 Às vésperas de completar 60 anos percebo que as areias da minha ampulheta estão chegando ao fim. Sei que meus dias de discussões inúteis e de muita incompreensão foi contado com dia útil pelos instrumentos utilizados por Deus e seus anjos celestiais.

São eles que me avisam que devo aproveitar ao máximo os dias que me restam. Que devo deixar de lado a ganância, a soberba, o egoísmo e o individualismo se quero ser recebido e abraçado por Ele.

Quando partir nada vou levar deste mundo materialista. Vou deixar todos os bens de valor que conquistei ao longo da vida para trás. Para onde vou, não vou precisar de nada além do meu espírito e da minha fé em Jesus, meu salvador. Sigo seus ensinamentos reajustando os meus caminhos, corrigindo meus erros e pedindo perdão aos que magoei ou feri.

Antes de partir preciso renovar minha existência aqui na Terra. Entender o verdadeiro significado da dor de Cristo. Saber que sua morte nos ensinou a redescobrir que o amor esta nos pequenos gestos e que devemos valorizar apenas o que realmente importa. E, principalmente, saber que em cada ferida, existe uma fonte de cura. - JK




 

Nossa casa!

 Viajar é bom, mas voltar para o aconchego do nosso lar, é melhor ainda! Não existe nada maioral do que o nosso cantinho, por mais simples e humilde que ele seja.

Voltar para casa é sempre um motivo de reflexão e saudade! Nosso lar é sinônimo de boas lembranças e, principalmente, de família, pois é lá que recebemos os filhos, netos, amigos, parentes, .... Retornar para casa é reviver memórias, nossas histórias para depois reescrevermos outras.

É gratificante sentir o cheiro de café passado na hora, o sol por entre as frestas da janela, dormir na nossa cama, utilizar o nosso banheiro ou escutar nossas músicas favoritas. Tudo isso nos traz uma sensação de alegria e de paz no coração!

A viagem ao Rio de Janeiro, o show de Lady Gaga, foram excelentes! Além de rever antigos amigos, fiz novas amizades. O Rio é sempre encantador em qualquer época do ano, mas não com mais de 2,1 milhões de pessoas se aglomerando nas areias de Copacabana. Socorro!

Esta viagem me ensinou a valorizar o que tenho, a apreciar a beleza da minha casa e a importância de conhecer novas culturas e tribos. Saber onde me encaixo ou não. E, principalmente, aprender que a verdadeira aventura não está em ir, mas no voltar, em reencontrar e celebrar a nossa vida, a nossa essência. - JK




sábado, 3 de maio de 2025

 Meu querido Santo Antônio, melhor do que ninguém, o senhor sabe que sou teu fiel devoto. Tá bem, não tão fiel assim! Quando o desespero bate, oro e peço ajuda para todos os santos para alcançar outras graças. Sei que você me entende e perdoa os meus deslizes né?

Então, pela última vez, te peço que me ajude e me apresente a pessoa certa. Afinal, quem gosta de matar dragões é São Jorge, não eu! Por favor, não confunda mais! Jorge e eu só temos a letra “J” em comum, além de sermos bons guerreiros.

E, ao contrário da maioria dos seus devotos, nunca coloquei o senhor de cabeça para baixo em um copo d’água, tão pouco no refrigerador ou tirei a criança que carregas nos braços. Sempre fui bonzinho! Apenas orei pedindo que me concedesse a graça de mudar meu status nas redes sociais. Minha família, meus amigos e até eu mesmo, estamos desacreditados com o senhor seu Tonhô!

Talvez tenha faltado fé nas minhas orações, mas o que vale é a intensão né meu Santinho! Pô, então, vê se me ajuda desta vez e não me obrigue a fazer a crueldade que todos fazem com você. Não me torne mais um serial killer de imagens santas e me ajude neste pedido dantesco que te peço de coração! Amém! - JK




Sei que não vou para aí!?

 Confesso que não sei se esperava mais de mim ou de você! Isso é um excelente ponto de vista para escrever esta crônica sobre amizade, a nossa que nunca aconteceu, ficou apenas no virtual e hoje deixa de existir.

Pra começo, assumo que estou decepcionado, frustrado e a procura de respostas. É um excelente ponto de partido para explorar as expectativas que cada um carrega em relação ao outro.

Tento ser claro em meus pensamentos e acredito que, talvez, a culpa seja de ambos, de uma espera que não se concretizou. Hoje, não existe mais diálogo entre nós, ao menos de minha parte.

Não quero mais palavras trocadas no WhatsApp que ecoem como promessas vazias que nunca irão se realizar. Troco nossos sonhos, por tempestades que era o sinônimo do nosso amor e carinho.

O tempo, cruel e implacável, aliado as nossas inúmeras rusgas, silêncios e incertezas me fizeram naufragar num mar de hesitação me deixando sem direção. Apenas sei que não vou para aí. – JK




sexta-feira, 2 de maio de 2025

Feriado no Rio!

 

Como já dizia o baiano Gilberto Gil: “o Rio de Janeiro continua lindo” e não a nada que faça esta capital brasileira perder o título de “Cidade Maravilhosa”. Há um ano sem pisar em terras e nas areias brancas de “Copacabana”, continuo encantado com a hospitalidade e simpatia dos cariocas. 

As belezas naturais do Rio me encantam. Há tanta vida na “Baía da Guanabara” e tantas garotas "Ipanema" na praia de mesmo nome. Não tem como resistir a embriagante caipirinha em um dos quiosques do “Posto 9” enquanto o pôr do sol não vem ou pegar um bronze nas pedras do “Praia do Arpoador”.

Ainda fico encantado olhando o Pão de Açúcar e nunca esqueço de pedir a benção ao "Cristo Redentor" sempre com seus braços abertos iluminando e protegendo a cidade. E, por falar em açúcar (Pão de Açúcar), como resistir aos deliciosos e tradicionais doces da “Padaria Colombo”. Eu,  adoro! Embora depois seja obrigado a subir as escadarias da “Igreja da Penha” e ou da “Selarón”.

Impossível também não ficar encantado com o “Museu do Amanhã”, onde o passado e o futuro se encontram em frente a “Praça Mauá”, zona portuária que adoro caminhar e sentir aquela maresia que me deixa inebriado. 

Se deslocar nestes primeiros dias de maio está complicado. Amanhã as areias de Copacabana recebem o show de Lady Gaga. E antes que me perguntem: não, não vou ao show! Não sou fã dela. Prefiro curtir as dezenas de bares da “Lapa” ou um show com os emergentes que se apresentam no “Circo Voador”. Depois - dançar até me acabar, nas boates Fosfobox ou na “Glass”. Partiu a até domingo! - JK




Não se esqueça de mim!

 

As canções de amor nunca mais serão as mesmas depois de Nana Caymmi, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileiras. Sua voz era única, rara. 

Apesar de sua vida tumultuada, Nana gostava de cantar o amor apenas com piano, bateria com pegada suave, baixo acústico e instrumentos de sopros nas pausas entre um verso e outro. Por isso, seu estilo não agradava muito a nova geração incapaz de entender e respeitar sua magnífica extensão de voz – muito bem dosada e sem exageros ou modismos. 

Nana nunca fez muito sucesso nas rádios ou tocou para grandes públicos. Foi uma cantora de elite e um das maiores vozes da Música Popular Brasileira (MPB) ao lado de Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia. Sua consagração aconteceu em 1998, com as obras-primas: “Reposta ao tempo” e “Não se esqueça de mim” - regravação do Rei Roberto Carlos -, num dueto antológico com Erasmo Carlos. 

Não há como negar que o sucesso Nana também é resultado do sobrenome Caymmi. Nana é filha do eterno Dorival Caymmi e irmã de ninguém menos que Dori e Danilo Caymmi, músicos, compositores e cantores consagrados da MPB. Nana Caymmi nos deixou ontem, primeiro de maio. - JK




quinta-feira, 1 de maio de 2025

Refazendo sonhos!

 

Quarta-feira, véspera de feriado do Dia do Trabalhador, chego em casa e percebo que minha casa esta vazia. Mas, não por falta de móveis ou de pessoas. Com exceção de Helena Horácia, tudo estão lá! Também não faltam histórias, isso tem de monte, boas ou ruins. 

A casa esta vazia de algo que não sei explicar. E como se eu estivesse visitando um parente ou amigo e depois de anos sem o ver, algo mudou. Senti um vazio ao entrar ali. E como se aquele espaço não me pertencesse mais, ficou no passado. E como uma roupa que não nos serve mais. 

A casa não tem culpa, fui eu quem mudei simplesmente da manhã para tarde. Foi obra do destino. Mais uma vez vi meus sonhos ruírem através de uma simples mensagem de whatsapp. Uma tristeza imensa, imensurável, tomou conta do meu ser. É como se tivesse perdido algo que amava. Algo que eu perdi embora nunca o tenha visto ou conhecido. E foi exatamente isso que aconteceu! 

Talvez seja hora de rever aquele sonho -, inclusive relatei aqui mês passado -, de jogar tudo para o alto e ir para Espanha e Itália, me aventurar sem destino, apenas com uma mochila nas costas. O tempo esta passando rápido demais e os meus 60 nos estão quase batendo na porta. Talvez esta seja a última oportunidade de me aventurar enquanto estou vivo já que o destino tornou a mudar meus planos e sonhos novamente. – JK.